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sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRIME AMBIENTAL ...

PENÁPOLIS PERMITE QUEIMA DE PNEUS?

Video flagrado no Distrito Industrial, isso só para tirar o metal para vender,não se importando com o efeito na natureza.Oque custa mais caro o arame ou a preservação do meio ambiente!!!


Cade a FISCALIZAÇÃO, por onde anda? Veja o video:





                                                    Queima a céu aberto
    Os pneus são altamente combustíveis e mesmo quando empilhados, pode haver oxigênio suficiente para a combustão. Normalmente os incêndios em pneus são provocados, gerando uma grande quantidade de calor,tornando a queima de difícil controle e produzindo uma série de danos como:

    .cheiro intenso causado pelo teor de enxofre
    .fuligem escura causada pelo negro de fumo
    .poluentes gasosos tóxicos,como benzeno e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH)
    .liberação de óleo pirolítico contaminando solos e águas superficiais e subterrâneas.

    A temperatura de combustão do pneu ocorre entre 100 a 2000 Cº .esta variação é função da diferente composição dos materiais de borracha e da estrutura em fio de aço da dimensão do material se inteiro ou triturado que altera a oxigenação, da quantidade de pneus e das condições meteorológicas.
    Quando queimado a céu aberto liberam substâncias tóxicas nocivas através de emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de enxofre (Sox),óxidos de nitrogênio (Nox) e compostos orgânicos voláteis (volatile organic compounds – VOCs), além de gases perigosos (polynuclear aromatic hydrocarbons – PAHs), dioxinas, furanos,ácido clorídrico, benzeno e metais como: cádmio,chumbo,mercúrio,cromo,arsênio e prata (semi-voláteis e voláteis) e níquel.
    Estas emissões de gases e poluentes causam poluição no ar em função da liberação da fumaça e de odores, que pode representar um enorme risco à saúde das pessoas expostas. As substâncias liberadas são tóxicas causando efeitos nocivos desse contato como irritação na pele, nos olhos,nas membranas mucosas,depressão do sistema nervoso central,efeitos respiratórios e câncer.
    Em função da queima de pneus serem diferentes entre si,não se tem dados exatos das emissões e das respectivas concentrações, mas verificam-se dois subprodutos da combustão que constituem maior risco,o óleo pirolítico e as cinzas.
    O óleo pirolítico é formado através da reação de pirólise,que é um processo de decomposição da borracha a altas temperaturas na ausência de oxigênio,formando pequenas moléculas de naftalenos,antraceno,benzenos,tizóis,aminas,etilbenzeno,tolueno e outros hidrocarbonetos.Existem igualmente metais como cádmio, o cromo, o níquel e o zinco.Quando se aplica água para combater os incêndios em pilhas de pneus aumenta ainda mais a produção do óleo pirolítico, e proporciona um meio eficaz para seu transporte e contaminação dos solos e da água.
    As cinzas geradas da queima de pneus possem metais pesados como chumbo,cádmio e zinco que também contribuem para a degradação ambiental.
 

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