MENU

sábado, 24 de dezembro de 2011



     Aproxima-se o Natal, o dia do nascimento de Jesus! Como em todos os anos e ao redor do mundo, começam os preparativos para uma das maiores festas religiosas da humanidade. Com música, poesia, canções, árvore, presépio, comidas apetitosas e troca de presentes, as famílias se reúnem e comemoram, enlevadas, imbuídas de todo o romantismo tecido em torno do menino Jesus, nascido na Judeia há 2011 anos.

     Mas será que todos nós nos concentramos no real motivo dessa festa? O que significa o nascimento de Jesus, para nós, na atualidade? Seria a época de Natal unicamente um massacre de perus, leitões, cabritos e preparo de pratos apetitosos? E tudo isso para a satisfação do homem mortal?

     Na verdade, a cada ano, assistimos ao desvirtuamento dos grandes dias santificados e, consequentemente, das mensagens de luz. E assim seguimos, sujeitos à roda da vida e da morte. É evidente que o significado do nascimento de Jesus foi desvirtuado com aspectos românticos, poéticos, místicos, artísticos, ocultistas, humanitaristas e comerciais. E mais: esse significado foi encoberto por uma aura emocional e racional, mantida por pensamentos, sentimentos e ações relacionados com essa Natividade no presépio de Belém. É assim que grande parte da humanidade ligada aos aspectos exteriores do Natal perpetua sua ligação com a natureza terrestre.

     Mas o buscador da verdade sente-se inquieto e insatisfeito. É que ele sabe, intimamente, que existe algo mais! Participa da reunião em família, mas, internamente, sente-se desconectado e, muitas vezes, melancólico.

     Qual seria, então, o verdadeiro significado do Natal? A filosofia universal gnóstica mostra que a história de José, Maria e o nascimento de Jesus são fases na senda da libertação da alma. Portanto, trata-se de um processo interno. Assim, a partir de uma nova atitude de vida, o buscador da verdade verá surgir em seu céu interior a Estrela de Belém, anunciando o nascimento de Jesus, o Senhor. Ou seja: ele sentirá nascer dentro dele uma nova alma, rumo à eternidade. Essa é a festa crística! E ela deve ocorrer em cada um de nós. Ela não se prende a datas: pode ocorrer em qualquer dia do ano. E então compreendemos que, assim como no hemisfério norte o Natal acontece na época do inverno, de pouca luz, assim também em nosso microcosmo a luz deste mundo começa a se apagar e dá lugar à Luz da eternidade.

Que esse dia de Natal glorioso possa ser festejado por todos nós, o mais breve possível!
POR Tereza Neumam Araújo é dirigente nacional do Trabalho Público da Escola da Rosacruz Áurea


FELIZ NATAL .....!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário